domingo, 2 de maio de 2010

Interessante!

                                              


Um lagarto da espécie shingleback (Tiliqua rugosa) com duas cabeças foi resgatado na cidade de Coogee, nas proximidades de Sidney, na Austrália. A informação foi publicada nesta quinta-feira (22) pelo site do jornal "Metro" do Reino Unido.
O réptil, cuja espécie é conhecida por ter o rabo curto, foi encontrado por funcionários de um parque especializado em répteis e já ganhou uma moradia permanente no local.
Segundo o jornal, o lagarto não tem apenas duas cabeças, mas também um par de pernas ao lado de cada cabeça, e ainda é capaz de comer com as duas bocas.
O lado negativo de ter duas cabeças é que é difícil se mover. Além disso, a cabeça maior tende a atacar a menor, informa o "Metro".
Algo semelhante aconteceu nos Estados Unidos, um casal que comercializava repteis emcontrou em uma cria um lagarto também com duas cabeças. Este tipo de lagarto pode chegar a mais de meio metro de comprimento e se alimenta de insetos e verduras. Por serem dóceis e sociáveis, os dragões-barbudos são muitas vezes adquiridos como animais domésticos.
O casal não pretende vender o lagarto e está tentando descobrir qual das cabeças recebe a comida.
Bem as causas dessa anomalia chamada dicefalia é causada por um fator genético associado a genes recessivos, onde ocorre uma mudança no fenótipo e genótipo do animal que pode ser de duas forma completa com duas cabeças ou medula espinhal, e incompleta que consiste na duplicidade cefálico-facial, associada as malformações cardiovasculares. pode ser um defeito genético, patologico ou fisiopatologico, que são causados por genes mutantes ou aberraçoes cromossomicas. A anomalia congênita é rara mais sempre são casos interessantes e de diversas causas, tais como infecçoes pre-natais ingestão de substancias toxicas, deficiencias vitamínicas, mutaçoes etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário